A essência da realidade é a escassez.

Uma “falta” universal e eterna, que sempre nos persegue.

Jean-Paul Sartre

Hagnar Lothbrok – personagem principal da série Vikings – diz em dada altura da trama que fecharia acordo com o rei inglês, pois queria levar o povo escandinavo para terras férteis. 

Como agricultor, sentia na pele o sofrimento de plantar em terras improdutivas. Sem conseguir domesticar a agricultura, resta ao povo lutar, invadir e saquear. Dessa forma, a escassez de alimentos moldava a cultura, religião e os costumes dos Vikings. 

A escassez afeta a mente de outras maneiras, na prática clínica psicólogos tratam diariamente a angústia de pessoas que sentem não receber amor suficiente dos pais. Terapeutas cuidam de pessoas que diante da escolha se sentem paralisadas por não conseguirem abrir mão.

A filosofia fala sobre o dilema humano de não conseguir viver todos os amores, comer toda a comida ou praticar todo sexo que gostaríamos.

A SENSAÇÃO DE ESCASSEZ ESTÁ IMPRESSA EM NOSSA EXISTÊNCIA.

O roteirista Robert Mckee ensina que personagens que lutam contra esse conflito conferem mais peso e substância para um filme.

Como comunicadores, usar palavras como “última oportunidade”, “está acabando” e “últimas horas” não significa que estamos entremeando nosso texto com a escassez.

Descontextualizadas essas expressões podem soar falsas, levianas e efêmeras. Publicamos um texto sem coração.

Para escrevermos textos viscerais, precisamos aprender a enxergar de que forma afetamos e somos afetados pela escassez.

Certa vez, um especialista apresentou para sua audiência que se sentiu afortunado quando pôde custear a cirurgia de catarata que um dia sua mãe precisou fazer. O redator desse lançamento foi sensível em relação às preocupações do jovem que ingressa na vida adulta começa a ter.

Para escrever dessa maneira, precisamos nos despir das nossas impressões pessoais e permitir que sejamos impressionados pela experiência de escassez de quem vive outras realidades.

Um coração vivo faz com que apreciemos um texto com mais sabor, textura e substância.

Inspiração: “Story — Substance, Structure, Style”, de Robert McKee

Escrito por

Publicitário, copywriter. Escreve sobre criatividade, autoconhecimento e comunicação.

Publique um comentário:

Comentário

Type at least 1 character to search
Whatsapp
(15) 9 9717.6818
Acompanhe no Instagram