Evite mal estar na sua audiência: como conduzir a edição e revisão da sua oferta de vendas

escritaEvite mal estar na sua audiência: como conduzir a edição e revisão da sua oferta de vendas

Evite mal estar na sua audiência: como conduzir a edição e revisão da sua oferta de vendas

“— Não posso acreditar que investi tanto para tão poucas vendas.”

Você conduziu sua audiência para a oferta de vendas, mas não conseguiu convertê-las.

Um texto não editado e revisado por causar um mal-estar equivalente ao de uma pessoa que ouve sua música preferida sendo executada através de instrumento desafinado e mal tocado.

Se preocupar com a edição e revisão é uma forma de garantir uma medida de qualidade na apresenta da sua oferta. Sem ela corre o risco desnecessário de desanimar a audiência diante da oferta.

Te recomendo editar e revisar o seu texto em duas fases:

Na primeira fase da edição e revisão compreendemos se o texto está claro, fluido e agradável de ler. Questionamo-nos:

  • Esse texto está levando o leitor para uma atmosfera e despertando uma sensação desejada?
  • As palavras têm um significado preciso ou estou usando palavras amplas, generalizações e clichês?
  • As frases e palavras são estranhas ou há excesso de texto?
  • Há frases redundantes?
  • O diálogo está fluido ou está apertado?
  • As transições entre as frases estão fluídas ou duras?
  • Há mudanças no tom ou frases não naturais?
  • O texto está claro ou confuso?
  • Como consigo melhorar o significado?

A leitura em voz alta do texto ajudará muito nesta fase, pois através dela conseguimos perceber muito do que estamos buscando aqui. Você pode pedir para 5 pessoas lerem a sua oferta e perceber a reação delas diante do que estão lendo. 

Na segunda fase da edição e revisão corrigimos questões puramente técnicas como:

  • Correção ortográfica, gramatical, pontuação e sintaxe.
  • Consistência na ortografia, hifenização, numerais, fontes e letras maiúsculas.
  • Sinalização de declarações ambíguas ou incorretas.
  • Se preocupa com a consistência interna do texto.

Na segunda fase você pode recorrer a mais de 1 revisor ortográfico, e pode também contratar um revisor profissional.

Recomendo que você execute essas revisões em momentos distintos, não faça simultaneamente as duas fases, pois isso tende a atrapalhar o fluxo. Quando entender que terminou a primeira, vá para a segunda.

Com essas medidas de segurança você terá uma maior confiabilidade na apresentação da sua oferta. Garantirá que ela está fluida, clara e agradável de ler. Também, saberá que ela é consistente e profissional.

Escrito por

Publicitário, copywriter. Escreve sobre criatividade, autoconhecimento e comunicação.

Publique um comentário:

Comentário

Type at least 1 character to search
Whatsapp
(15) 9 9717.6818
Acompanhe no Instagram