O jeito mais leve e rápido de escrever um texto
Quando comecei a escrever profissionalmente tinha dificuldade em escrever de forma fluída. Em alguns momentos, a escrita fluía. Em outros momentos, tinha dificuldade para escrever.
Comecei a escrever de um jeito mais leve e rápido quando descobri que tinha um problema com o modo como escrevia.
Eu escrevia, editava e revisava meu texto de uma vez só, em um único fluxo, dessa forma ficava em constante estado de vigilância e com o modo de censura ativado, e isso me travava.
Aprendi que a melhor maneira de escrever um texto é dividir a escrita em duas etapas: Fluxo de Criação e Edição e Revisão.
Na etapa Fluxo de Criação, seu objetivo é liberar sua criatividade e ideias sem restrições. Nessa etapa, você vai simplesmente escrever suas melhores ideias à medida que surgem, sem se preocupar com a gramática ou a estrutura. Deixe as palavras fluírem e anote tudo o que vier à mente. Não se preocupe em escrever frases perfeitas, apenas registre seus pensamentos em um fluxo contínuo.
Durante o Fluxo de Criação, evite o impulso de editar ou revisar o texto. Mantenha-se firme no propósito de criar apenas. Escreva rapidamente, estabelecendo uma meta de 250 palavras em ciclos de 15 minutos. Respire por 2 minutos entre cada ciclo, em seguida, retorne ao modo de criação, repetindo esse ciclo.
Ao final do Fluxo de Criação, você terá um texto cheio de ideias brutas. Agora é hora de ajustar o raciocínio e eliminar o excesso. Neste momento, não seja excessivamente rigoroso consigo mesmo. Apenas revise e limpe o texto, eliminando o que estiver em excesso. Foque em aprimorar a clareza e a coesão da mensagem.
Em seguida, entre no modo de Edição e Revisão. Dedique 15 minutos para reduzir 20% do texto total. Por exemplo, se o seu texto inicial tem 800 palavras, seu objetivo é cortar 160 palavras, deixando-o com 640 palavras.
Identifique palavras ou frases de pouco significado e elimine-as. Evite frases longas que possam dificultar a leitura. Ao final dessa etapa, você perceberá que seu texto estará brilhando.
Recomendo que realize os 4 fluxos de criação e os 2 fluxos de edição e revisão. Ao final dessas etapas, seus textos estarão mais leves e fluídos. Envie o texto para alguém de confiança fazer uma revisão geral, o que será mais produtivo para você.
Resumindo, a maneira mais leve e rápida de escrever um texto é separar o processo em duas etapas distintas, permitindo o livre fluxo de ideias durante o Fluxo de Criação e realizando a edição e revisão posteriormente.
Esse modo de escrever me ajudou a superar o perfeccionismo, e me garantiu incorporar a escrita como um hábito duradouro.
Confira a Série Escrita para Desbloqueio Criativo. Esta série de áudios que te ajudará a desbloquear a criatividade por meio da escrita.
Escrito por @jamesvasques
Publicitário, copywriter. Escreve sobre criatividade, autoconhecimento e comunicação.
Publique um comentário: