Mentoria: Como Criar Uma Oferta de Auto Valor.

0 de 82 aulas concluídas (0%)

SEMANA 05 e 06. PERSONAGEM ATRAENTE. Faça sua oferta fazer sentido para a pessoa.

Apresentação

Esta é uma prévia da aula

Para assistir a esta aula, compre o curso ou faça login se já tiver se inscrito.

Desde minha infância, sempre fui apaixonado por filmes e, na adolescência, essa paixão se estendeu às séries de TV. Por muito tempo, questionei se dedicar tanto tempo a esses conteúdos era realmente produtivo, até que descobri o livro “Story” de Robert Mckee, um renomado roteirista. A leitura desse livro mudou completamente minha percepção: comecei a enxergar filmes e séries como ferramentas que ajudam as pessoas a se conectarem com seu mundo interior.

Mckee explora a ideia de que os espectadores de um filme não estão apenas assistindo passivamente; eles estão, na verdade, engajados em um processo interno profundo. Eles se conectam emocional e mentalmente com o que acontece na tela, graças à habilidade do filme de combinar estrutura narrativa, substância e estilo. Isso ocorre porque um bom filme captura e mantém a atenção das pessoas, tocando seus mundos interiores.

Essa compreensão levou-me a refletir sobre minha carreira como publicitário. Passei a aplicar os conceitos de “Jornada da Pessoa” e “Personagem Atraente” em meu trabalho. A “Jornada da Pessoa” se refere às experiências, aprendizados e transformações que uma pessoa vivencia ao longo da vida. Entender essa jornada me ajuda a criar comunicações que ressoam com o enredo no qual os clientes estão imersos, mostrando como meu produto pode auxiliar nessa jornada.

O conceito de “Personagem Atraente”, por outro lado, me faz compreender quais elementos, enredos e aspectos de identidade podem tornar uma marca ou especialista atraente para o público. Assim como um filme envolve o espectador, a comunicação eficaz deve tocar o mundo interior do público-alvo.

Minha experiência no mercado de influenciadores digitais reforçou essa compreensão. Percebi que, assim como um público se envolve com um filme, os seguidores se engajam com influenciadores que representam “personagens atraentes”, pois estes tocam e movem seu mundo interior.

Neste contexto, decidi compartilhar minha análise sobre a “Jornada da Pessoa” e o “Personagem Atraente” para orientar especialistas em como compreender melhor sua audiência e ajustar sua comunicação para se tornarem mais atraentes. Os tópicos listados a seguir são títulos de textos de cada aspecto desses conceitos que aprofundaremos nessa etapa.

JORNADA DA PESSOA

Jornada da Pessoa: A história que contamos para nós mesmos.

Enredo: Crie uma oferta baseada num enredo.

Problemas e Desejos: Escrita de Narrativas Baseadas em Fatos Reais.

Limites & Habilidades: Escrita de Memórias; Aperfeiçoamento de Habilidades e Superação de Limites.

Status, Domínio e Afiliação: Uma força nos move para o pertencimento.

Pesquisa com a Audiência: Para Criação de Textos Persuasivos.

PERSONAGEM ATRAENTE

Elementos: Aqui se encaixam as técnicas, estruturas e componentes usados na construção de uma narrativa ou de um texto persuasivo.

Identidade: Esta categoria aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento do caráter, da personalidade e da história de fundo dos personagens ou temas.

Enredos: Refere-se à estrutura da história em si, o desenvolvimento da trama, e como os eventos e ações se desdobram.

Agora, vamos categorizar os tópicos:

Pensamento Conceitual. A Defesa de uma tese.

Depoimentos: Como os depoimentos refletem o valor do seu trabalho.

Antes e Depois: A História de Um Antes e Depois Impactante

A Jornada do Mentor: O seu cliente é o protagonista da sua própria história.

Causa Maior: Inspire Pessoas.

A Crença Raiz: Descobrindo e Transformando a Crença Raiz para Impacto 

Profundo.

Imagens Pessoais : Desconstruindo para Crescer.

Imagens de Massa : As histórias que contamos para nós mesmos.

Vulnerabilidade: A força transformadora de conexão com o público.

Perspectiva Única: 

Arquétipos Descobrindo a Harmonia entre Arquétipos e Branding

A História de Origem: O Momento Eureka.

Jornada do Mentor: (Perdas e Redenções)

A História por Trás do Seu Método de Atuação: Seu Método, Sua História. Conte-a ao Mundo.


Neste percurso você aprenderá a dar vida ao seu conteúdo usando a escrita psicológica e usando recursos da autodescoberta. Deste modo, você aprenderá a criar conteúdos profundos, inesquecíveis e transformadores.

Iniciarei esse percurso contando um pouco mais sobre a Jornada da Pessoa e como podemos potencializar a nossa oferta através das histórias que contamos para nós mesmos.

Em seguida, mostrarei para você como narrativas baseadas em fatos dão mais vida para um produto. Nesse momento começaremos a fazer o esboço psicológico do nosso público.

Logo, você será convidado a ter um olhar mais profundo na relação do aperfeiçoamento de habilidades e superação de limites a partir da escrita de memórias.

Na última parte, você se aprofundará na criação de textos baseadas em pesquisas e recursos autobiográficos. Aprenderá a usar questionários, aprenderá a explorar a mente do entrevistado e como ele se relaciona com a vida.

Qual é o projeto parcial deste percurso?

Você criará o perfil psicológico do seu cliente com características que tornarão ele único e darão vida para os seus textos. Além disso, saberá como usar desse modelo psicológico para modelar o seu negócio, esteira de produtos e saberá como ele norteará as campanhas que você irá desenvolver no futuro.