Além da Ansiedade: O Anseio Por Observar Os Resultados Enquanto No Caminho
“Tudo o que eu fiz não deu resultado”, lamentou o especialista, visivelmente frustrado com o insucesso do seu lançamento. Recordo-me de, há uma década, estar nesse mesmo lugar, era consumido pela urgência de ver os frutos do meu trabalho surgirem instantaneamente.
Essa lembrança me faz pensar sobre o atual mercado de trabalho. A busca por resultados rápidos não é apenas uma expectativa, ela se tornou uma norma, uma tendência que muitas vezes promete mais do que pode entregar.
Nosso ‘espírito de época’ valoriza demais a performance, como um pensador contemporâneo apontou recentemente, “vivemos na Era da Performance”, onde a pressão para se destacar é maior do que nunca.
O que me entristece nesta cultura é a maneira como ela afasta pessoas talentosas para longe dos seus sonhos e projetos, muitos desistem sem dar a eles uma chance justa. Elas não se dão conta que a pressa por resultados obscurece aspectos a serem trabalhados e põe sombra em potenciais ainda não descobertos.
Para ilustrar essa realidade, lembro-me de “Cidadão Kane” (Citizen Kane), uma obra-prima cinematográfica de Orson Welles de 1941. Seu personagem central, Charles Foster Kane, é um magnata da imprensa cujo sucesso e riqueza são extraordinários. No entanto, suas motivações são complexas, dominadas pela busca incessante por amor e aceitação, sobretudo da sua mãe. O filme mostra que o que impulsiona a ambição de Kane é o desejo reprimido de ser reconhecido e amado por ela.
Isso me faz questionar: Estamos nos enganando na nossa incessante busca por resultados imediatos? Até que ponto essa busca por sucesso reflete realmente nossas aspirações pessoais e não um desejo subliminar de amor e aceitação?
Entender nossas verdadeiras motivações é vital. Isso nos ajuda a perseguir nossos objetivos com mais calma, paciência e resiliência, nos preparando para enfrentar os desafios do desenvolvimento pessoal e profissional de forma serena e determinada, confiando que estamos no caminho certo.
Escrito por @jamesvasques
Publicitário, copywriter. Escreve sobre criatividade, autoconhecimento e comunicação.
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