ABERTURA

Seja bem vindo a minha aula inaugural do Programa Oferta de Alto Valor. 

Nesta aula falarei sobre o processo criativo que uso para escrever uma oferta de vendas de alta conversão e criar produtos vendedores.

É uma alegria ter você aqui!

Se você é novo por aqui. 

Prazer, meu nome é James!

DESEJO E PROBLEMA

A ideia para publicar o Programa Oferta de Alto Valor surgiu quando percebi, que o maior problema que enfrentava como copywriter, acontecia quando chegava até mim, projetos com produtos e ofertas mal resolvidas.

A falta de informação me impedia de realizar um trabalho que me deixasse satisfeito.

Depois de um tempo cheguei a conclusão, que, de um produto mal resolvido não nasce uma oferta bem resolvida. E que uma oferta mal resolvida, não inspira  campanhas de comunicação.

Ou seja. O Programa Oferta de Alto Valor é um trabalho que tem como objetivo escrever a oferta, criar um produto e inspirar brilhantes campanhas de comunicação para vender mais.

E por uma questão de lógica. O primeiro passo é resolver o produto e a oferta, antes de iniciar a criação de uma campanha de comunicação.

Preparei essa aula para mostrar o processo criativo que uso que me permite resolver esse problema.

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Chegam até aqui 3 tipos de pessoas: O primeiro tipo é formado por pessoas que estão começando do zero. Estas pessoas querem vender mais serviços, produtos, cursos e mentorias.

O segundo tipo é formado por pessoas que têem experiência e já fizeram uso de uma ou mais estratégias de vendas. Essas pessoas estão com dificuldades de alavancar o negócio.

E , o terceiro tipo é formado por pessoas que trabalham no bastidor do digital e que perceberam uma oportunidade, e por diferentes motivos, buscam aqui uma forma de resolver uma oferta.

E percebo que essas pessoas se sentem muito cansadas. Elas se sentem sobrecarregadas com tantas informações que recebem todos os dias pela internet.

Elas se sentem confusas sobre as escolhas que precisam fazer, hoje, para direcionar o projeto.

E essas pessoas compartilham do desejo de criar um negócio sólido e sustentável, e principalmente, elas não têm mais tempo a perder.

O que proponho com o Programa Oferta de Alto Valor não é uma nova estratégia de vendas, e não proponho criar um produto totalmente novo.

Proponho para você um novo olhar para o que você já tem, e afirmo, que muitas vezes não conseguimos extrair o valor que vemos no nosso produto e apresentar esse valor para as pessoas.

E por que isso acontece?

Compartilho com você essa ilustração. Você lembra dessa imagem?

EXIBIR IMAGEM

Ela é uma imagem que circula pela internet.

Ela mostra uma pessoa adiantada, porém, desistindo antes de encontrar os diamantes! 

E outra pessoa atrasada, no entanto, mais forte e persistente na ideia inicial. 

Ambas perceberam o valor na ideia que tinham inicialmente: Ficar rico com a mineração de diamantes.

Ambas estavam na direção certa. Mas por diferentes motivos uma desistiu e outra havia persistido..

Depois de conversar com dezenas de pessoas percebi que havia um pouco disso nas histórias que aparecia .

Às vezes não persistimos o suficiente para extrair o valor que vemos nas nossas ideias e que tem o potencial de transformar nossa vida. 

Um lançamento mal sucedido não é o fim do mundo!

O que falta na maior parte dos casos é cavar um pouco mais.

O que proponho aqui é um olhar profundo sobre a oferta e uma visão de longo prazo para o seu negócio.

Acredite!

Um ajuste. Novas Palavras e Novos Raciocínios tem a capacidade de dobrar os seus resultados.

PROMESSA CENTRAL

Essa aula é sobre isso. 

É sobre a forma como escrevo ofertas e estruturo produtos com base no método que denomino como: Oferta de Alto Valor.

EXPLORAR BIG IDEA

Sou publicitário de formação e profissão, no entanto, você perceberá em meu conteúdo uma forte perspectiva de desenvolvimento pessoal.

Isso porque cultivo há muito tempo um grande interesse em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. 

E por isso que entendo que uma oferta é constituída por 3 componentes. A Oferta. O produto. E o especialista.

A Oferta é o conjunto de textos que escrevemos em uma página ou vídeo de vendas. O produto é o que a gente entrega.

O especialista é o terceiro componente que faz toda diferença nos resultados.

E por causa desse olhar percebi que grande parte dos especialistas que chegavam até mim tinham um outro grande problema.

Eles dedicavam muita atenção desenvolvendo habilidades não essenciais e deixavam de lado o desenvolvimento de habilidades essenciais que faziam toda diferença no campo de batalha. 

Um exemplo:

É essencial um especialista saber usar ferramentas para construir uma página de venda? Penso que não!

É essencial um especialista saber como funcionam todas as estratégias de venda, nos mínimos detalhes? Se sobrar tempo. Talvez!

Por outro lado! 

É essencial um especialista saber comunicar o valor que vê em seu produto? 

É essencial o especialista formatar um produto que seja consistente, profundo e transformador?

Certamente!

O especialista não pode deixar de lado o desenvolvimento daquilo é essencial para o projeto acontecer. 

Ele não pode gastar toda sua energia no desenvolvimento de habilidades não essenciais.

Não adianta ficar excelente em algo que não vai ajudar a movimentar os ponteiros dos resultados.

Por isso, estruturei o programa em 3 grandes áreas: Desenvolvimento Pessoal, Escrita e Estratégia.

O desenvolvimento pessoal aflora o poder criativo, enquanto a escrita traz clareza para o valor da oferta e a estratégia faz a mensagem do especialista chegar nas pessoas certas.

O projeto nasce de dentro para fora e não de fora para dentro, favorecendo assim a sustentação do projeto no médio e longo prazo.

Todo o programa foi pensado a partir do desenvolvimento de 12 habilidades essenciais que percebo que todo especialista precisa desenvolver para que possa alçar voo com seus lançamentos e no seu negócio.

Por isso que me posiciono dizendo:

“Transforme o seu mundo desenvolvendo uma habilidade por vez”. 

Foque nessas habilidades e você perceberá que as coisas mudarão de forma expressiva. 

Até o final dessa aula essa frase fará grande sentido para você.

Para que o fluxo do processo criativo seja fluido, tenha em mente que vamos finalizar nosso percurso depois de resolver 4 perspectivas de uma oferta.

Fundamentos da Oferta, Modelo de Negócio, Jornada da Pessoa e Escrita de Textos de Alto Valor.

Durante todo programa passamos por esses 4 caminhos com objetivo de resolver a oferta e o produto.

Vem comigo!

E COMO VAI FUNCIONAR A AULA INAUGURAL?

Dividi essa aula em 4 partes.

Em cada parte faço uma introdução sobre as 4 perspectivas da oferta que vamos passar pelo programa.

PROMESSA DESSA AULA PARTE 01

Nesta primeira parte da  aula vou falar para você sobre um ótima forma de começar o projeto e sobre os fundamentos da oferta.

PROMESSA DESSA AULA PARTE 02

Na parte 2 vou falar sobre como o seu modelo de negócio afeta a oferta que está escrevendo.

PROMESSA DESSA AULA PARTE 03

Na terceira parte vou falar sobre a jornada da pessoa e sobre o meu fluxo de criação dos meus textos.

PROMESSA DESSA AULA PARTE 04

E na quarta, e última parte, vou mostrar em detalhes como funciona e como pode participar do Programa Oferta de Alto Valor. 

Combinado?

E antes que me esqueça.

Em respeito ao seu tempo. Preparei essa aula para que ela seja  simples, direta e objetiva.

Por isso anote o convite que faço agora para você, após assistir essa primeira parte da aula,  procure aqui na tela o link “Estudo de Caso”.

Quando clicar ou apertar neste link, abrirá uma nova janela para você. Nela você poderá conferir um estudo de caso completo e detalhado de como a Oferta de Alto Valor transformou a vida de uma pessoa comum.

E te antecipo. O resultado deste estudo de caso foi alcançado com tudo que vou explicar aqui nessa aula em detalhes.

ESCASSEZ

E peço que você acompanhe essa aula com uma caneta e papel na mão, anote tudo que achar interessante sobre a oferta de alto valor, escreva uma frase e compartilhe comigo logo abaixo com a #ofertadealtovalor e concorra ao presente deste mês.

TRANSIÇÃO PARA A AULA

Então é isso!

Pegue a caneta e o seu caderno de anotações.

E começamos já!

ENTREGA DA AULA

Como falei inicialmente, essa é uma aula sobre o meu processo criativo para a criação de uma oferta e a estruturação de um produto.

Mas afinal, o que é uma oferta de alto valor?

É uma oferta que consegue expressar de uma forma muito clara o benefício profundo que um produto tem. É uma oferta que faz sentido, faz a pessoa sentir, dizendo mais com menos palavras.

Afirmo para você que nenhum copywriter, estrategista ou gestor de tráfego consegue vender um produto que as pessoas não querem comprar, ou  mesmo, esses profissionais não conseguem vender ofertas que são difíceis de entender.

É por isso que precisamos,  primeiro, resolver a oferta.

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Então vamos ao meu processo criativo!

O meu processo criativo não é muito diferente dos meus colegas copywriters, nós percorremos caminhos parecidos, no entanto, tenho minhas peculiaridades.

Particularmente penso que o processo criativo começa desde o primeiro contato com o cliente. Antes mesmo de assinar o contrato.

No primeiro contato procuro entender 4 coisas: 

A primeira é o contexto no qual o projeto está inserido. Entendo qual é o cenário e como a oferta se comunica com o contexto e as pessoas que estão dentro dele.

O segundo ponto é entender qual é o tamanho da oportunidade. De forma prática. O que todos os envolvidos esperam para do projeto? 

Esse é um projeto de 50 mil de faturamento ou 1 milhão de faturamento? 

E aqui você também pode usar o termo lucro de forma ampla, e entender que para qualquer projeto existe uma oportunidade. 

Saber entender o que motiva você ou o seu cliente a executar o projeto e como iremos aproveitar a oportunidade é fundamental.

E todo projeto. Por mais simples que aparente ser. Tem uma oportunidade que buscamos explorar. Qual oportunidade é essa?

Todos os envolvidos precisam ter clareza sobre o que tangibiliza a oportunidade.

O terceiro ponto é sobre a Visão Futuro que você, ou o cliente, tem para o projeto. 

O que o projeto virá a ser? 

Aqui abordo uma perspectiva de qualidade almejada para essa entrega.

Há uma visão clara sobre a visão futuro do projeto? 

Se sim, qual é essa visão?

Se você ou o cliente não tem essa visão, é preciso construir essa visão junto antes de começar o projeto.

O quarto ponto é compreender quais recursos você tem para conquistar essa oportunidade. Tanto financeiros quanto recursos humanos mesmo. 

Até onde você, ou o seu cliente, estão dispostos a investir no projeto? 

Essa é uma resposta difícil de se obter. Mas eu geralmente ajudo os meus clientes a dimensionar quais são os esforços necessários antes mesmo de começar o projeto. 

Isso faz com que apenas projetos maduros o suficiente sigam adiante. 

E nesse momento já conseguimos ter clareza do conjunto de responsabilidades que cada envolvido precisa ter para que o projeto seja entregue em conformidade.

Compreendendo o contexto, a oportunidade, a visão futuro e recursos que você, ou cliente tem, elaboro o escopo do projeto e como a prestação de serviço pode se estabelecer.

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Tendo sucesso nesta etapa vamos para o contrato.

Aí você deve se perguntar: Mas isso atrapalha o processo criativo James?

Certamente!

Eu já testemunhei muitos projetos, ótimos, explodindo pelo caminho pela falta de amparo jurídico.

Um projeto com sucesso financeiro, sem contrato, ou, com contrato mal escrito pode ser fonte de grande alegria, e também, de tristeza. 

Projetos sem amparo jurídico são semelhantes ao lançamento de foguetes para o espaço. 

Uma grande quantidade de energia, tempo e dinheiro se gasta para lançar um foguete. Correto?

Agora imagine o foguete explodindo logo após o lançamento acontecer.

É exatamente o que acontece quando o projeto não tem amparo jurídico.

Um contrato é a formalização do nosso compromisso e responsabilidades. Ter isso firmado na partida é fundamental para o sucesso do projeto.

Obtendo sucesso nas duas primeiras etapas. Compreendendo qual é a oportunidade, visão futuro, recursos e investimentos e consagrando um ótimo contrato vamos para a próxima etapa.

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Iniciamos a etapa Fundamentos da Oferta.

Agora é o momento em que começamos a escrever o primeiro rascunho da oferta.

Escrevo o primeiro rascunho mesmo antes de  a fazer pesquisa de mercado ou qualquer coisa do tipo. 

Isso porque as pessoas envolvidas já tem informação suficiente para darmos esse primeiro passo. 

Escrever o primeiro rascunho é ótimo! Pois tiramos o projeto que está na nossa cabeça e colocamos ele no papel. 

O que antes era conceitual e abstrato agora se torna concreto. É algo que podemos tocar, analisar e trocar.

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Escrevemos aqui apenas o essencial. Escrevemos porque a pessoa deve aderir à oferta. 

Entendemos o que ela precisa fazer para chegar onde quer chegar e como vamos fazer isso acontecer. 

É assim que damos o pontapé inicial.

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Depois começo a escrever o segundo rascunho da oferta.

Agora é a hora de entender o que destaca a sua oferta na prateleira do mercado. Faço aqui uma análise do posicionamento do produto e seus concorrentes.

Entender como o seu produto se destaca no mercado é algo fundamental. 

Nesse momento também busco entender se há um grande líder nesse mercado, e se sim, o que esse líder faz. A presença de um grande líder é um sinal positivo de que há mercado para trabalhar.

Tendo isso em perspectiva. Com um bom produto e uma grande ideia de comunicação podemos ocupar rapidamente um lugar nesse mercado.

Vocês puderam acompanhar que nos últimos anos multiplicaram-se na internet professores de inglês, finanças e especialistas de marketing digital e emagrecimento. 

E porque? Porque tem mercado.

Onde tem mercado. Há oportunidade!

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Posteriormente começamos a escrever o terceiro rascunho da oferta. 

Esse rascunho nasce a partir do contato que a oferta faz com a vida prática das pessoas.

Eu procuro conversar com pessoas que estão no mercado com objetivo de saber como a oferta faz sentido para as pessoas e como essa oferta faz essas pessoas se sentirem.

A fluidez e o tom da conversa me ajudam a saber se estou na direção certa.

Uma boa oferta é conversacional. As pessoas gostam de falar sobre ela, ela é fácil de entender.

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Apresentei aqui apenas uma visão geral do que você pode esperar da primeira etapa do Programa Oferta de Alto Valor. 

Na primeira etapa, Fundamentos da Oferta, trabalhamos questões específicas e essenciais que a oferta precisa apresentar, para então, avançarmos para as demais partes do programa.

TRANSIÇÃO PARA ENCERRAMENTO

Chegamos agora ao final da primeira parte dessa aula. Ela é recheada de insights e reflexões. 

Vamos fazer uma pausa para assimilar um pouco tudo que vimos até aqui?

Escreva uma frase na caixa de comentários com a hashtag “#ofertadealtovalor” e participe do sorteio do presente que farei esse mês.

Combinado?

E lembre. Aqui nesta tela tem um link com o rótulo Estudo de Caso. Aperte neste link e veja em detalhes os resultados que uma especialista obteve com tudo que apresento nessa aula inaugural e no programa Oferta de Alto Valor.

ENCERRAMENTO

Nessa primeira parte comecei a falar sobre meu processo criativo. Comecei falando sobre a negociação e fechamento de contrato, e posteriormente, falei um pouco sobre como começo a escrever a oferta.

É isso!

Dê uma pausa. Respire um pouco, e nos vemos na segunda parte dessa aula.

Na parte 2 vou falar sobre como o modelo de negócio pode afetar positivamente a escrita da oferta e a estruturação do produto.

Até daqui a pouco.

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