Uma sensação de diversão, alegria, amizade e autenticidade.
O espírito de descoberta e magia é a grande razão pela qual as pessoas aderem ao caminho do autoconhecimento.
Como levar essa sensação para milhares de pessoas? Como envolver as pessoas a conhecer e explorar os caminhos das constelações familiares?
Apresentar o valor para questões tão subjetivas e profundas é o grande desafio que encaramos enfrentar.
Esse é um convite que faço. Aprecie fruto de um trabalho intenso que desenvolvi para amplificar a mensagem da especialista Cristina Florentino.
Antes
15 ~ 20 alunos por turma.
12 módulos presenciais / 5 dias por encontro.
2 anos para concluir a formação.
baixo envolvimento dos alunos.
2 mil seguidores no Instagram.
melhor publicação máximo 20 envolvimentos no último ano.
700 inscritos no Youtube.
Nenhuma pessoa inscrita no mailing.
Sem mídia.
Depois
65~75 alunos por turma.
Formação em 2 fases ( online + presencial )
1 ano para concluir a formação.
Alto envolvimento dos alunos.
17 mil seguidores no Instagram.
melhor publicação com máximo de 450 envolvimentos no último ano.
7.000 inscritos no Youtube
10.000 pessoas inscritas no mailing.
885 mil pessoas alcançadas nas mídias.
Sobre a especialista
Cristina Florentino é consteladora há 18 anos, formou 4 turmas de consteladores com módulos presenciais até 2019. As primeiras turmas tinham cerca de 20 alunos e levavam 2 anos para se formar.
Para alcançar mais pessoas decidiu migrar para o digital, aproveitou a pandemia no início de 2020 para reorganizar a vida, redefinir prioridades e acelerar o processo de migração para o digital.
Como nos conhecemos
Conhecemo-nos no início de 2020. Ela entrou em contato por referência de outro lançamento que realizei durante aquele período.
Até aquele momento ela não havia realizado nenhum lançamento, não havia um posicionamento ou mesmo clareza sobre estratégia de nicho de mercado. Ela antecipou a gravação das aulas, mas não fizera a estruturação do produto ou mesmo uma oferta de vendas baseado em pesquisas com a audiência, alunos e comparativo entre concorrentes.
Ela dominava o método de atuação das Constelações Familiares, sua agenda era lotada e sabia liderar os alunos dos módulos presenciais.
Cristina precisava estruturar e criar todas as peças de comunicação e amplificar a sua voz para o mercado.
Como começamos
Juntos lançamos a Jornada da Constelação Familiar, um curso gratuito de 8 aulas, 7 exercícios práticos, 7 meditações como conteúdo de pré-pré-lançamento.
Nos primeiros 9 meses mais de 8 mil pessoas percorreram os caminhos das constelações familiares por meio desse curso gratuito.
Em julho de 2020 ofereci o apoio necessário para lançar os primeiros encontros do grupo de constelação familiar online. Um lançamento de sucesso, cerca de 350 pessoas por encontro.
Em 1 dezembro de 2020 abrimos a primeira turma da formação das Novas Constelações Familiares. Nas primeiras horas, metade das vagas já foram preenchidas, e até o final do dia a turma já estava completa.
Neste mesmo momento abriu uma turma do Clube do Livro para Consteladores Familiares, Psicólogos e Terapeutas. Cooperei não só com o lançamento, mas também com a entrega e criação dos materiais educativos.
A primeira turma da primeira fase da formação contou com 74 alunos, posteriormente metade da turma ingressou na supervisão e adiante na segunda fase que finalizaram a formação.
No semestre seguinte abriu e preencheu todas as vagas da turma 2 e no terceiro lançamento aumentou o ticket e obteve novamente um maior sucesso no preenchimento das vagas.
O digital permitiu a entrada de mais alunos na turma, um maior envolvimento dos alunos com a formação e acelerou os resultados.
O sucesso no negócio
Cristina já tinha um perfil na rede social, no entanto, não era o suficiente para alavancar um negócio digital. Ela poderia naquele momento contratar um profissional para cada atividade ou fechar coprodução para tocar toda a operação. Ela escolheu a segunda opção.
MINHAS HABILIDADES
Publicitário, há 12 anos atuo com mídia digital e nos últimos 3 anos me dediquei ao mercado de lançamentos digitais.
Para além da publicidade, desde jovem estudo sobre filosofia, religião, psicologia, terapia, autoconhecimento e desenvolvimento humano.
Meu interesse e entusiasmo pela área fez com que tornou a relação ágil e garantiu uma ótima qualidade na direção e produção do material alta. A minha dedicação integral também facilitava a gestão e a aceleração do projeto.
O DIFERENCIAL
É muito difícil encontrar profissionais que atuem com marketing digital, é mais complicado encontrar profissionais que assumam estratégia, tráfego, copy e demais atividades. É mais difícil ainda uma pessoa que saiba tudo isso e tenha profundidade no segmento de autoconhecimento, psicologia, terapia e espiritualidade.
APRIMORAMENTO CONTÍNUO.
Não é sobre algo que foi realizado, mas sim sobre a vontade de criar um produto de primeira linha e desenvolver as habilidades necessárias para chegar lá!
Escrever sobre autoconhecimento é mais desafiador, pois a transformação é difícil de notar e subjetiva para o cliente.
Participei como membro ativo do Clube do Livro. Diariamente lia por 25 minutos um dos livros do mês. Nessa leitura buscava compreender as dores e desejos das pessoas que buscavam a constelação e o que a ferramenta oferecia como solução. Escrevia textos para redes sociais e anúncios para promover os encontros do grupo de constelação familiar online. A disciplina e o processo fez com que muito conteúdo fosse criado, editado, revisado e testado.
Havia apenas 2 lançamentos por ano, isso causava um problema na estrutura do negócio, dessa maneira não era possível renovar o público em uma janela de tempo ótima. Se ocorresse qualquer problema, arriscávamos perder o semestre ou mesmo tocar ele no prejuízo.
Lançamos a Jornada da Constelação Familiar como uma maneira de renovar o público qualificado pela melhor relação custo/benefício. Realizamos os encontros do grupo de constelação familiar online a cada quinze dias e publicamos conteúdo diariamente. Esses esforços traziam estabilidade para o perfil.
Com apenas 2 lançamentos ao ano não tínhamos margem de erro. Caso fracassássemos em um lançamento, arriscávamos de inviabilizar a abertura da turma, perder o trabalho realizado no semestre ou mesmo ficar no prejuízo. Teríamos que entregar uma turma pelo período de 6 meses e buscar acertar na próxima. (insano) 😉
Para minimizar as chances de fracasso. Adotava uma rotina semanal de testes de anúncios com os grupos de constelação familiar online e publicações. Com base em pequenos testes validava a copy dos anúncios e o próprio tráfego.
A Cristina formou 4 turmas antes de começarmos a operação online, no entanto, o que funciona para o físico pode não funcionar para o online. Ela não havia conduzido nenhum planejamento ou pesquisa previamente para validar a estruturação do produto ou mesmo da oferta de vendas.
Presumi que as aulas entregavam 80% da promessa. Para cobrir a diferença, propus a criação do Clube do Livro, dessa maneira “os buracos” na aprendizagem seriam cobertas caso o aluno passasse por 6 livros do autor durante o semestre. Além de cumprir esse papel, o Clube do Livro conferiu um sentimento de comunidade.
A transformação
Visão de Negócio
Com as mudanças promovidas, o produto ganhou mais valor agregado, o que acelerou o aprendizado dos alunos e aumentou a percepção deles em relação à transformação que a formação oferece.
Visão de Comunicação
Em colaboração estruturamos a linha editorial do Instagram e ativamos o YouTube com aulas semanais.
A nova forma de se posicionar e comunicar nas redes sociais alavancou a autoridade, as vendas e a confiabilidade sobre previsão de faturamento.
Habilidades da Especialista
Em relação às suas habilidades, conheci a Cristina com as habilidades de liderança, comunicação e autoconhecimento plenamente desenvolvidas.
No decorrer do processo se tornou consistente nas mídias sociais. Contribui no desenvolvimento das suas habilidades técnicas em relação a tecnologia, e também, desenvolveu suas habilidades em relação a sua narrativa e escrita persuasiva.
Resultado
Qualidade
A qualidade na produção do material foi uma obrigatoriedade durante todo o processo.
Direção Criativa
Além do trabalho de mídia social, escrevi todas as peças da campanha de lançamento, contratei a produtora, diretor de arte e acompanhei de perto todos os ajustes finos.
Mão na Massa
Um lançamento é mais que roteiros de vídeos de venda, é escrever para todo o ecossistema ligado às campanhas de lançamento. Apenas essa campanha contou com cerca de 200 peças, considerando que peças de anúncios com 150 palavras à roteiros com 15.000 palavras.
Fidelidade a Essência
O maior desafio da campanha de lançamento foi escrever um texto que transmitisse com maior fidelidade o olhar das constelações familiares.
Planejamento e Pesquisa
Foi realizada uma pesquisa profunda com os alunos antigos, novos alunos e com a audiência. Tanto em entrevistas por videoconferência quanto por formulários. Participei por 9 meses do Clube do Livro para entender todas as nuances que pudessem somar ao texto.
Direção Criativa
Além de escrever todos os textos, fui responsável pela direção criativa de todo o projeto. Desde a criação da identidade visual a direção da abertura de entrada, criação e animação dos letterings.
Excelência no resultado.
Após acompanhar esse projeto por 2 anos, ler 9 livros do autor, acompanhar o lançamento da concorrência e cuidar de todos os detalhes. Afirmo que está diante de um dos melhores materiais publicados no segmento.
Influências de Bert Hellinger
A Constelação Familiar ganhou atenção do mercado e foi alvo de muitas críticas. O Conselho Regional de Psicologia aprecia o corpo de conhecimento das constelações familiares, no entanto, esse não é um sentimento compartilhado pela comunidade.
Produzimos um infográfico para trazer um novo olhar, dessa maneira psicólogos e terapeutas podem visualizar quais foram as bases filosóficas e de estudo que contribuíram para a lapidação do método.
Campanha de Lançamento
O maior orgulho do lançamento foi quando constatei que o anúncio que mais converteu inscritos para o evento foi aquele que mais entregava conteúdo de valor. Sensação de que o esforço na qualidade venceu.
Clube do Livro para Consteladores Familiares, Psicólogos, terapeutas e entusiastas.
Mensalmente nos reuníamos para falar e nos aprofundar em temas e tópicos abordados por Bert Hellinger. Além do aprofundamento, esse espaço fomentava um senso de pertencimento e comunidade.
Grupo de Constelação Familiar On-line
Os grupos de constelação familiar eram eventos quinzenais. Nele os participantes podiam testemunhar o método de atuação e os resultados. Esse é um produto de entrada para pessoas que estavam buscando fazer a formação.
Minha especialidade é escrever páginas e vídeos de venda de alta conversão para especialistas que atuam com autoconhecimento, psicologia e espiritualidade.
Quer melhorar os resultados do seu projeto?
Envie uma mensagem pelos meios de contato. Envie uma breve descrição sobre o seu projeto e me diga porque acredita que sou a pessoa ideal para escrever com você.
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Baseado em Sorocaba, Sp